Quixeramobim Amado

FAQ: Página inicial

Quixeramobim

História

Mais antigo município do Sertão Central. Um dos primeiros municípios do Ceará

 Geografia

O município é banhado pelo rio Quixeramobim (daí o nome), o maior afluente esquerdo do rio Banabuiú. Sua divisão política é distribuída por nove distritos, além de sua sede.

Clima

Tropical quente semi-árido com chuvas concentradas de fevereiro a abril.[5] A pluviometria média é de 708 mm

Hidrografia e recursos hídricos

Praticamente todo o território do município está na bacia hidrográfica do rio Banabuiú, que corta a parte sul do seu território. Contudo, o principal curso d'água é o rio Quixeramobim que é um afluente do Banabuiú. É no rio Quixeramobim que estão as principais barragens do município, o açude Quixeramobim e o açude Fogareiro.

Vegetação

A vegetação presente em praticamente todo município é a caatinga arbustiva densa ou aberta, caracterizada pela presença de cactos e vegetação rasteira com árvores baixas e cheias de espinho. Apenas em uma pequena área no extremo sudoeste, próximo à fronteira com Pedra Branca ocorre a floresta caducifólia espinhosa, ou caatiga arbórea.[5]

Sua cobertura vegetal tem sofrido grande intervenção desde a fundação do município, através de desmatamentos e queimadas com o objetivo de preparar o solo para a agricultura e, em grande parte, para apecuária extensiva.

Divisões administrativas

Quixeramobim está dividido em dez unidades, a Sede e mais nove distritos: Belém, Encantado, Lacerda, Manituba, Nenelândia, Passagem, Damião Carneiro, São Miguel e Uruquê.

Industrialização e Recente Crescimento

O Município caracteriza-se por ser a maior bacia leiteira do estado do ceará. Nos últimos 10 anos a cidade vêm experimentando um grande progresso econômico com a chegada da indústria que oferta milhares de empregos para a população. Nos últimos anos a cidade vêm se tornando o maior centro urbano do sertão central devido ao crescimento industrial, no último censo 2007 a cidade ultrapassou os 68 mil habitantes.

 

 Cultura

Memorial Antônio Conselheiro

Saiba mais sobre esse grande homem na história do Brasil visitando esse museu na cidade. Localização: Próximo ao Banco do Brasil.

Piauí
Mestre da Cultura
 Turismo
  • Barragem de Quixeramobim
  • Casa de Câmara e Cadeia
  • Pedra do Letreiro(Sítio Arqueológico)
  • Ponte Metálica
  • Centro Geodésico do Ceará
  • Memorial Antônio Conselheiro
  • Casa de Antônio Conselheiro
  • Igreja Matriz de Santo Antônio
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
  • Paço Municipal

Novidades

19/10/2009 23:12

Novidade

(Breve novas Novidades Aqui)

Photo Gallery: Página inicial

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.

Novidades

19/10/2009 23:12

Novidade

(Breve novas Novidades Aqui)

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode